NOTÍCIAS

Tranquilidade e prudência: ações fundamentais para a solução dos problemas
08/12/2015

O corre-corre do mundo moderno e as crescentes sobrecargas de trabalho diárias são as principais causas de estresse no mundo dos negócios atualmente. E, diante desse turbilhão de emoções muitos profissionais, sobretudo, em cargos de gestão, acabam absorvendo as problemáticas e agindo de forma explosiva do ambiente de trabalho, o que pode prejudicar o rendimento da equipe e resolução das dificuldades.

Contudo, é preciso entender que a serenidade e a prudência durante uma tomada de decisão são essenciais para a solução mais rápida dos problemas. A medida que o Gestor se preocupa em demasia com questões profissionais ou enfrenta a dificuldade com nervosismo e ansiedade, o estresse e a não resolução da questão aumentam na mesma proporção.
 
Desta forma, o que poderia ser resolvido em segundos, se torna uma “bola de neve” interminável. Crises ou períodos de adversidades normalmente expõem mais os profissionais a níveis altos de estresse. No entanto, o fato de não saber lidar com as emoções, pode prejudicar não somente as ações do líder, mas também o rendimento e a produção de toda sua equipe, superiores e colegas de trabalho.

Por isso, antes de ter uma atitude rude ou exaltada diante de uma dificuldade, analise a situação de forma calma e racional. Tentar deixar a mente tranquila e sã, pode não ser uma tarefa fácil, mas proporciona mais clareza na tomada de decisões, o que provavelmente resultará em ações mais positivas e ativas.

O ambiente de trabalho é, muitas vezes, imprevisível, por isso, a qualquer instante podem surgir novos desafios a serem superados e vencidos. Mas, para contornar a situação é preciso primeiro manter a serenidade para não se deixar abater pela complexidade. Lembre-se um líder é um guia e um mentor. Precisa manter o equilíbrio para compreender as complexidades e direcionar sua equipe para o caminho do sucesso.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00