NOTÍCIAS

Todos podem ser líderes?
12/11/2015

A resposta para esta pergunta é sim e não. Tudo depende da forma como se define um "líder". Se nos limitarmos a definição tradicional da palavra – de que se trata de uma figura de posição responsável por um grupo de pessoas em uma organização – então a resposta é não, nem todos possuem o que é necessário para se tornar um gestor, por exemplo, e a maioria das pessoas jamais ocupará o topo da hierarquia empresarial.

No entanto, se definirmos a palavra de uma forma diferente, traremos à mesa uma perspectiva completamente nova.  A liderança não precisa ter a ver com a posição hierárquica que se ocupa. Pode se referir a uma pessoa considerada referência dentro de um grupo, por ser aquela cuja opinião é a mais valorizada. Pode se tratar também daquele que é capaz de influir nos demais por uma causa digna.

Alguns já nasceram com talento para essa missão, mas isso não quer dizer que os outros não possam desenvolvê-lo. Só é preciso insistir cada vez mais para melhorar.  Existem diversas habilidades envolvidas na liderança, e algumas são mais adequadas para um tipo específico. Pois se nos focarmos em uma  definição mais básica ainda, líder é aquele que possui seguidores. Logo, qualquer tipo de personalidade poderia ser apropriada para liderar, só dependendo da situação.

Onde você se enquadra nisso?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00