NOTÍCIAS

Plano de ação! Como o checklist pode facilitar a realização e delegação de tarefas
12/11/2015

O gerenciamento de tarefas vem se tornando uma grande questão a ser resolvida pelos Gestores. Com o acúmulo de atividades a serem concluídas, é fácil perder o foco e se desorganizar, sem contar que realizar tudo sozinho é algo fora de cogitação. Para resolver esse embate, muitas empresas passaram a adotar o uso de um plano de ação detalhando qual o caminho a tomar.

O plano de ação nada mais é do que um instrumento de controle composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e seguidas. Com as centenas de detalhes que devem ser planejados cuidadosamente, esse artifício passou a ter um papel vital em organizações, pois permite o ajuste e a delegação de tarefas com muito mais facilidade.

Para tal, utiliza-se o checklist, ou seja, uma lista de verificações com itens a serem observados, tarefas a serem cumpridas e materiais a serem comprados. É onde se anota os itens que podem fazer falta em alguma tarefa ou em algo que esteja planejando ou executando, evitando possíveis esquecimentos, falhas e faltas. Antigamente era utilizado para fins de organização pessoal, mas passou a ser adaptado para a realidade das empresas.

Delegar, por sua vez, é mais do que uma necessidade e tem como objetivo fazer com que o liderado realize sua função da melhor maneira possível, dando à pessoa delegada a oportunidade de decidir os rumos do trabalho e contribuir com objetivos relevantes da organização. É o ato de transferir para outro profissional a responsabilidade da realização de uma tarefa. Um plano de ações atua também nesta área, definindo o que precisa ser feito, quando, por quem  e quais recursos serão necessários.

Pensar táticas de negócios de forma organizada oferece direção, foco e agilidade à sua empresa.  Permite ainda que os Gestores monitorem o progresso do projeto em questão e realizem cada tarefa passo a passo. A vantagem do checklist no plano de ação é que ele organiza a execução de uma estratégia para um objetivo final, otimizando a quantidade de tempo gasto em cada tarefa e criando um vínculo com os membros da equipe.
Você já fez o seu checklist hoje?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00