NOTÍCIAS

Planeje seu dia!
11/08/2016

Muito conhecido no processo didático da gestão escolar, o planejamento diário se tornou uma ferramenta fundamental também para a organização pessoal e profissional dos Gestores. Isso porque, o ato de planejar se baseia em desenvolver um plano que busca organizar, coordenar e estudar ações que devem ser tomadas para a realização de atividades, visando assim, alcançar metas.

No caso dos Gestores da Caixa, o desenvolvimento de um programa que pontue as principais atividades que deverão ser realizadas durante o dia, proporciona mais flexibilidade, orientação e organização das estratégias e ações que foquem na concretização daquilo que se deseja alcançar, tanto com relação as metas propostas pela empresa, como na gestão do quadro de colaboradores.

O processo de planejamento diário dentro das organizações é tão importante quanto o processo produtivo, pois assim como Gestor e empregado precisam trabalhar juntos, ação e preparação devem andar lado a lado afim de garantir o sucesso do gerenciamento, e consequentemente, da empresa. Segundo Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo, considerado como o pai da administração moderna “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”.

Além disso, planejar as ações a serem tomadas durante a atividade laboral melhora a produtividade e administração do tempo. Quando se delimita metas, delega-se tarefas e define-se os trabalhos que devem ser realizados diariamente, o Gestor coloca um rumo em seus projetos sem perdas de tempo ou desordens desnecessárias. Há de se concordar que o trabalho de gerir atividades do ramo financeiro demanda inúmeras atribuições e, ao promover ações, por vezes, descentralizadas, é possível que ocorram falhas ou incumbências inacabadas.

Contudo, ao realizar um “repertório” de tarefas é possível montar um cronograma listando as principais e importantes atividades para o dia. Mas, vale lembrar da necessidade de se criar um método para lidar com imprevistos. Um planejamento nunca deve ser rigoroso o suficiente, que não possa adicionar novos itens a lista. Por isso é importante incluir as atividades de acordo com a prioridade, realizando ou delegando as tarefas a serem executadas. Com o passar dos dias e a prática diária, será possível notar como o trabalho fica melhor organizado, a equipe liderada e as metas alcançadas. Por isso, Gestores, experimentem planejar seu dia!
 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00