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Papo com Gestor: entrevista com Janeth Pinheiro
03/11/2015

Trilhando seu caminho na Caixa desde cedo, a Gerente de Filial de Pessoas do Rio de Janeiro (GIPES/RJ), Janeth Dias Pinheiro, começou a trabalhar no banco como estagiária, em 1984, na Agência Serra Dourada, Goiânia. Durante 18 anos permaneceu trabalhando em diversas agências e teve funções como Supervisora, Gerente de Relacionamento e Gerente Geral.

Reconhecendo seu exímio trabalho, a psicóloga, hoje Gestora, foi convidada a integrar a GIPES/RJ. Hoje, ela é nossa convidada da Coluna “Papo com Gestor”, que sempre trará uma conversa sobre a trajetória dos Gestores da Caixa, associados da AGECEF RIO. Confira:

Quais as principais atividades desempenhadas por sua gerência? Em que elas resultam? Qual  você considera que mais contribuiu ou se encaixa as necessidades e desempenho dos Gestores?
A atuação da GIPES ocorre em três grandes Macroprocessos: Saúde Caixa, Desenvolvimento Humano e Relações Trabalhistas, além de Ambiência Corporativa. O trabalho que fazemos atinge todos os empregados, dependentes e pensionistas, além do suporte à gestão. A GIPES está alinhada à aspiração da VIPES de ser parceira estratégica corresponsável pelo desenvolvimento e atingimento das aspirações das Unidades Funcionais e Unidades de Negócios, por meio de soluções para atração, desenvolvimento e retenção de talentos e líderes, com vistas a um ambiente inovador, meritocrático e eficiente.

O que a profissional de gestão de pessoas entende ser imprescindível para que os empregados com função gerencial na Caixa tenham sucesso em suas atividades? Qual a contribuição da GIPES/RJ nesse sentido?
No meu entender é imprescindível que o líder conheça aquilo que é esperado dele em termos de resultados e estilo de liderança Caixa. O Gestor deve ter foco no seu autodesenvolvimento, agregando valor a empresa, aos colaboradores e a si mesmo. A GIPES/RJ operacionaliza as diretrizes estabelecidas pela VIPES e atua alinhada com o Planejamento Caixa para o alcance dos objetivos estratégicos, subsidiando as práticas de gestão de pessoas e disponibilização de cursos, boletins semanais, visitas às unidades, reuniões gerenciais e ações consultivas.

No que diz respeito aos cuidados com a melhoria da qualidade de vida, o que a GIPES/RJ oferece e o que mais poderá vir a disponibilizar aos Gestores? Como isso se dá e/ou dará?
Fazem parte dos programas operacionalizados pela GIPES: PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais,  que têm caráter preventivo, identificando pontos de atenção e emissão de relatórios de saúde que possam subsidiar decisões gerenciais. Pro - Programa de Reabilitação ao Trabalho, que visa assegurar as condições para a reinserção ou readequação do empregado ao ambiente de trabalho e sua reabilitação ocupacional, bem como oferecer acolhimento ao empregado que tenha renegociado dívida por meio do Programa de Reestruturação Financeira.  Programa Fique Bem, que são disponibilizadas ações, na própria unidade, como massagem expressa. Programa Check-up, que é disponibilizado a todos os beneficiários do Saúde Caixa, com mais de 27 anos, Campanha de Vacinação e Programa Antitabagismo. Além de possuir em sua Rede Credenciada um número elevado de nutricionistas que podem acompanhar e orientar todos os beneficiários do Saúde Caixa. A GIPES elabora Boletins Semanais – Promovendo Saúde e Prevenindo Doenças, com informações sobre os Cuidados Preventivos e Conversando Sobre Gestão de Pessoas, que aborda questões que visam auxiliar o gerente nas rotinas diárias de Gestão de Pessoas.

Temos hoje na CEF um grande número de colegas que com pouquíssimo tempo de Caixa assumem função gerencial. Para esses casos, o que a GIPES/RJ tem feito ou pretende fazer em termos de capacitação?
A Universidade Caixa possui diversas trilhas de desenvolvimento, tanto presenciais quanto a distância e o papel da GIPES é coordenar essas ações. Destaco o primeiro workshop que a GIPES/RJ idealizou e concretizou para aqueles que assumiram pela primeira vez a função de Gerente Geral, com a participação de Representantes a Matriz, Gestores das Filiais e Centralizadores, e Superintendente Regional, para tratar de forma prática dos processos aderentes a essa função. Tal ação está prevista para ocorrer anualmente.  

Existe algum canal de comunicação direto para que o Gestor com menos de um ano na função se comunique diretamente com a sua gerência e encontre a solução que precisa?
A GIPES coloca todos os canais de comunicação à disposição para todos os Gestores da Caixa e entendemos que a existência de um canal especial para esse público é uma excelente ideia. Ficamos à disposição para as sugestões apresentadas.  

É fato que as inúmeras responsabilidades fazem com que a função gerencial na Caixa seja pesada e estafante. O que a GIPES/RJ oferece em termos de atividades antiestresse e/ou ligadas à saúde mental dos Gestores?
O Plano de Saúde da Caixa possui uma extensa Rede de Credenciados para a Saúde Mental. Além disso, contamos com apoio da equipe para acolhimento das necessidades dos empregados e de indicação de profissionais especializados e temos um Programa Especial para as Unidades Sinistradas.

De Gestor para Gestor, registre uma mensagem aos associados da AGECEF/RJ.
Eu acredito que a nossa atuação como líder Caixa nos oportuniza fazer a diferença e sermos agentes modificadores de uma cultura. Temos sob a nossa responsabilidade a missão de nossa empresa e a participação direta ou indireta no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

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