NOTÍCIAS

Palavra do Presidente - WhatsApp: use com moderação
05/02/2016

Imagine-se dentro desse cenário: você está atrasado para uma reunião importante de negócios, mas ainda precisa comprar um envelope e, em seguida, pegar um táxi para o encontro. No entanto, ao chegar na loja para comprar o envelope, o atendente não olha para você, tampouco ouve seu simples pedido: apenas um envelope. Ele está de olho no celular. Você fala num tom mais alto e só assim ele percebe sua presença. A mesma cena repete-se quando você chega ao caixa para pagar a mercadoria e uma compra que poderia ser resumida em 5 minutos acaba levando o triplo do tempo.

Adicionado mais 15 minutos ao seu atraso, você corre em direção a um ponto de táxi, onde é até mais garantido ver um. Contudo, quem não te vê é o motorista, que está enviando e respondendo mensagens através do celular, mais precisamente por meio do WhatsApp. Mais tempo é perdido até que por conta da desatenção do motorista uma mulher é atropelada, pois, ao sair da vaga, o taxista ainda estava utilizando seu aplicativo de mensagens e não olhou para o retrovisor. Tragédia à vista. Reunião perdida. Bem-vindo ao mundo tecnológico, onde a tela do celular é o único horizonte que as pessoas enxergam.

Essa cena, que parece ter sido retirada de um filme, infelizmente não é apenas ficção, mas sim a realidade que vivemos no dia a dia. É só prestar atenção e, em cinco minutos andando nas ruas, alguém estará de olhos pregados na tela do celular. O WhatsApp é uma ferramenta excelente para a comunicação, mas com sua utilização exagerada é possível afirmar que ele está causando vários problemas de sociabilidade e também no trabalho. O excesso crescente da utilização do aplicativo pode ser notado a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, as redes sociais não são mais exclusividade dos momentos de lazer, mas estão presentes em horários indevidos tirando atenção dos acontecimentos ao redor.

Como tudo na vida, a liberdade que o WhatsApp traz para as comunicações demanda também responsabilidades. Sua utilização deve ser com parcimônia, pois um aplicativo que veio para ajudar não deve atrapalhar, muito menos causar toda essa confusão e estresse.  Seu uso indevido, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo em momentos sociais deve ser revisto com urgência.

Grande abraço.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00