NOTÍCIAS

Palavra do Presidente - Como funciona a estrutura dos Conselhos da Funcef
29/04/2016

Como já é sabido, nos dias 16 a 18 de maio deste ano, ocorrerão as eleições da Funcef, onde os participantes ativos e assistidos terão a oportunidade de eleger um (1) membro ao Conselho Deliberativo e um (1) ao Conselho Fiscal da Fundação, bem como seus respectivos suplentes.

Contudo, em face a atual conjuntura do fundo de pensão, que anunciou um equacionamento do déficit acumulado até o exercício de 2014 nos planos REG/Replan saldado e REG/Replan não saldado, esse pleito acabou se tornando extremamente importante, pois o resultado das ditas “urnas” poderá ou não garantir o sucesso na administração da Fundação, e consequente, nosso futuro tranquilo ou tortuoso.

Mas, para escolher os candidatos da chapa que melhor se enquadrará nesse atual contexto da Fundação, é necessário primordialmente compreender o funcionamento e o papel da estrutura que forma a Funcef.  
Como funciona a base estrutural deste nosso fundo de pensão?

Pois bem! A Funcef é estruturada por um Conselho Deliberativo, um Conselho Fiscal, uma Diretoria Executiva e quatro Comitês de assessoramento técnico. Cada qual tem sua importância para o andamento da Fundação. Mas, como esse pleito elegerá os membros dos Conselhos, vamos focar na explicação central desses órgãos.

O Conselho Deliberativo é a unidade máxima da estrutura organizacional da Fundação. Composto por seis (6) membros efetivos e seis (6) suplentes - três (3) efetivos e três (3) suplentes são indicados pelos participantes, enquanto os outros seis (6), suplentes e efetivos, são indicados pela patrocinadora - compete a eles, dentre outras coisas, aprovar a política geral da administração e seus planos de benefícios; alteração do estatuto e regulamentos; planos de custeio anual; planejamento estratégico, orçamentos, balancetes prestação de contas, entre outros. Cabe ao Conselho Deliberativo decidir as diretrizes a serem executadas pela Diretoria.

Já o Conselho Fiscal tem o papel de controle interno da Fundação. Tendo composição de quatro (4) membros efetivos e quatro 4 suplentes – sendo 2 indicados pela patrocinadora e 2 eleitos pelos participantes – cabe a ele emitir juízo de ajuste formal das ações da gestão administrativa, econômica e financeira, verificando o cumprimento das normas aplicadas a entidade.

Ou seja, os órgãos têm fundamental importância para o funcionamento da Funcef e exigem de seus representantes um preparo adequado para assumir suas funções. Explicado isto, cabe agora a você Gestor, participante da Funcef, buscar informações sobre as propostas das chapas, bem como observar se seus candidatos têm a capacidade de comandar e administrar corretamente nosso fundo de pensão.
 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00