NOTÍCIAS

Os segredos de um ambiente de trabalho harmonioso
16/02/2016

Uma pesquisa rápida no Google logo revela a importância de um ambiente laboral agradável para impulsionar o engajamento dos empregados, assim como a sua retenção, performance, moral e satisfação. Dessa forma, não é de se admirar que muitos Gestores estejam buscando novas táticas para promover a satisfação do corpo de funcionários e a sua produtividade, bem como formas inovadoras de oferecer incentivos aos funcionários.

A falta de harmonia entre empregados pode ser um grande empecilho na vida de Gestores. De uma forma geral, as principais causas de desavenças são a falta de uma comunicação eficaz e integrada, ausência de visão compartilhada com todos da equipe, desconfiança entre os colaboradores, assim como uma liderança ineficaz, falta de estrutura emocional, entre outros.

Há muitas razões por que o local de trabalho pode se tornar um foco de drama, afinal, trata-se de um ambiente com uma grande mistura de personalidades, habilidades e origens que se fundem sob as forças da pressão, estresse e desempenho, virando um terreno fértil para desentendimentos. Mas isso não significa que todos os lugares estão condenados à desarmonia. Existem algumas táticas eficazes para ajudar a identificar e resolver quaisquer divergências que empregados possam estar passando.

Um método é se relacionar com os profissionais engajados. Quando os empregados estão mais focados em seu trabalho, passam menos tempo se deixando levar por desavenças e mais tentando resolve-las. Além disso, a ausência de comunicação é outro embate, por isso, manter um canal aberto para todos os colaboradores se expressarem é algo vital. Também é de responsabilidade do Gestor intervir e assumir o comando quando as relações na equipe não vão bem. Por fim, é necessário ter a sensibilidade de ver e utilizar a oportunidade de conflito como forma de melhorar a equipe e ainda demonstrar como lidar eficazmente com desafios.

Apesar de estar propenso a conflitos, um ambiente de trabalho saudável é a chave para os colaboradores atingirem o sucesso do negócio. Se deixar para depois, este enfraquecerá a dinâmica do grupo e crescerá em magnitude de problemas. O truque para superar qualquer desarmonia em potencial ou real, é enfrentá-la de frente e usá-la como aprendizado.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00