NOTÍCIAS

Os principais erros de um líder
10/06/2016

Ser um verdadeiro líder não é tarefa fácil, no entanto, é preciso enxergar que, muitas vezes, errar menos é mais importante do que acertar sempre. Por mais que erros sempre ocorram, é necessário tentar minimizá-los ao máximo. A seguir vamos ver os mais comuns tipos de comportamentos que levam os líderes ao erro.

O líder centralizador é aquele que deseja fazer tudo, mas ao mesmo tempo, por ficar sobrecarregado ao não delegar funções, deixa o trabalho inacabado ou com a qualidade comprometida. O principal erro desse líder é não confiar em sua equipe, preferindo se sobrecarregar do que deixar que os outros façam.

Se por um lado temos o centralizador, do outro está o líder pouco participativo que deixa tudo nas mãos dos colaboradores. Esse tipo dá a impressão de que não está envolvido com o trabalho, muito menos com a equipe. Essa atitude frustra quem com ele trabalha e, ao longo do tempo, esse tipo de líder poderá facilmente perder seu posto por não saber nem o que está acontecendo no local de trabalho.  

Já do líder autoritário muitos têm medo, pois esse possui uma maneira opressiva de lidar com seus colaboradores. Estes, por sua vez, acabam se desgastando e perdendo a motivação. Esse tipo de liderança, além de gerar insegurança e um clima pesado no ambiente de trabalho só, serve para anular o diálogo entre as equipes e os líderes distanciando-os cada vez mais.

Evitar as características acima é um bom começo para não errar e ser um líder comprometido e gerador de resultados. Não é preciso ser centralizador, relaxado ou autoritário para que a equipe esteja alinhada com os objetivos da empresa, mas sim saber ouvir, compartilhar conhecimentos e valorizar a equipe.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00