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O profissionalismo como um diferencial nos Gestores
26/01/2016

Muitas vezes ouvimos o quão importante é se comportar “profissionalmente” no local de trabalho. Se alguém quiser ser levado a sério, por exemplo, e ser visto como uma inspiração para o restante da equipe, deve realizar suas tarefas de forma profissional. Mas o que exatamente este termo quer dizer? Certamente,  apenas fazer o trabalho bem e aparecer na hora certa deveria ser o suficiente. Mas será que existem outras atitudes que se esperam de um Gestor, para que este seja visto, de fato, como um bom profissional?

Todos nós já temos ideias formadas do que poderia significar o comportamento “não-profissional”. Terminar as tarefas ou projetos com atraso é uma delas, ou estar despreparado durante as reuniões. Outras formas de ser visto assim é tratando as pessoas com desrespeito, deixar clientes esperando desnecessariamente ou usar as ideias de algum colega sem lhe dar o devido crédito. Ainda podemos mencionar alguém que diz algo para, logo em seguida, fazer o completo oposto, ou então, que quebra promessas regularmente. Os exemplos são ínfimos.

Agir como um profissional, na verdade, significa fazer o que for preciso para que os demais o vejam como uma pessoa de confiança, respeitosa e competente. Dependendo de onde se trabalha e da equipe de colaboradores que se tem, este pode assumir muitas formas diferentes. No entanto, existem alguns traços em comum quando nos referimos a possuir um comportamento adequado. Eles incluem o seguinte:

Competência: se você é bom no que faz e é qualificado para realizar o serviço.

Confiabilidade: as pessoas podem contar com você para realizar o trabalho corretamente e chegar na hora certa.

Honestidade: você diz a verdade e é direto ao se referir sobre o desempenho do time.

Integridade: se você é conhecido pelos seus princípios consistentes.

Respeito pelos outros: tratar todas as pessoas de forma respeitosa deve fazer parte de sua abordagem.

Aprendizagem contínua: ao invés de deixar suas habilidades ou conhecimentos tornarem-se desatualizados, procure estar sempre aprendendo coisas novas.

Ser positivo: ninguém gosta de um pessimismo constante. Ter uma atitude otimista e tentar ser um solucionador de problemas pode fazer uma grande diferença.

Dê apoio aos outros: tire um tempo para demonstrar à equipe como fazer as tarefas corretamente e ofereça suporte.

Concentre-se no trabalho: não deixe sua vida privada ter um impacto desnecessário sobre o seu serviço e evite passar muito tempo atendendo a assuntos pessoais.

Ouça atentamente: as pessoas gostam de ser ouvidas, então dê a elas uma chance de explicar suas ideias adequadamente.

Quanto mais essas atitudes são postas em prática, melhores serão as chances de criar uma reputação positiva para si mesmo e adquirir o respeito e a admiração dos colaboradores. Você ainda pode se beneficiar do aumento da produtividade e rendimento da equipe, assim como de sentimentos de aumento da auto-estima e distinção. Ao todo, essas são algumas razões muito boas para agir o mais profissionalmente possível. Você age com profissionalismo?

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