NOTÍCIAS

O irrefutável papel da comunicação dentro das empresas e associações
12/11/2015

Grandes empresas como a Caixa encontram-se atualmente inseridas em um ambiente de muita vulnerabilidade e mudança, no qual o constante fluxo de informações influencia diretamente no desempenho da instituição, exigindo maior destreza e competitividade por parte dos Gestores. Diante de tamanha complexidade organizacional, o desenvolvimento de melhores estratégias e diferenciais na gestão torna-se não só uma boa ideia, mas uma necessidade.  

Tendo em vista este cenário atual, a comunicação assumiu um papel fundamental na integração de todos os departamentos, tornando-se o suporte necessário para o bom relacionamento entre a empresa e seus associados. Por meio dela, é possível fazer com que os seus participantes comuniquem-se plurilateralmente, fortificando o relacionamento da organização com as suas diversas partes, assim como sintonizando as expectativas e interesses de cada um com os objetivos organizacionais.

A comunicação interna atua na empresa de diversas formas. Entre elas, podemos citar o fator estratégico que proporciona a troca de conhecimentos na divulgação de informações, objetivos e aspectos da cultura organizacional, criando uma linguagem única, acessível a todos os níveis e incentivando o debate em um ambiente onde os colaboradores têm liberdade para discutir questões relevantes em um espaço realmente integrado.

Consequentemente, contamos com o fator da integração, responsável por  incentivar o diálogo em que é possível estabelecer relações estáveis e duradouras que serão fundamentais para a criação de um espaço destinado a troca de experiências. Pesquisas já mostraram que aspectos como uma política de recursos humanos arrojada, estímulo à participação, e clareza de objetivos ao lado de boas condições de trabalho, colaboram para a melhor sinergia entre os empregados.

Por fim, também existe o fator motivação e satisfação, que se trata de quando os colaboradores têm acesso às informações e a oportunidade de externar suas opiniões, ou seja, a liberdade de participação. Por meio da comunicação, é possível motivar os recursos humanos, assim como conhecer suas opiniões, sentimentos e aspirações. Um público interno estimulado a participar e que encontra abertura para dar sua opinião é mais valorizado e motivado.

Em suma, a comunicação interna é um processo de troca e o próprio relacionamento dentro de uma organização. Ela é responsável por circular informação e conhecimento, com a finalidade de interação entre várias áreas. Por isso, valoriza-se cada vez mais a sua função nos processos organizacionais, por seus elementos que refletem diretamente nos produtos e serviços.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00