Na atual conjuntura que o Brasil e mundo estão passando, a palavra crise já se tornou rotineira no âmbito político, mas cabe também para questões de ordem pessoal e principalmente profissional. Apesar das deveras dificuldades, os períodos adversos podem ser muito desafiadores e de grandes oportunidades, cabendo ao Gestor a arte de administrar os problemas e superar as adversidades.
Mas, a pergunta que não quer calar é: como manter a equipe mobilizada em tempos turbulentos? Com motivação! Digamos que a arte de incentivar pode ser a chave para a conquista dos objetivos. É importante que o Gestor conheça sua equipe organizacional e saiba detectar quem são os profissionais que estão mais descontentes ou desmotivados com o trabalho, agindo de forma particular e pessoal com cada um deles. O ser humano tem ações e motivações independentes, por isso cada um precisa ser tratado de forma diferenciada.
Para isso, é essencial que os Gestores sejam líderes fortes, proativos, firmes e transparentes, sobretudo, na comunicação com a equipe. Sem a informação correta, os empregados se perdem e não se alinham à missão da empresa. Gerenciar é acima de saber conduzir, comandar, guiar e disseminar, estando sempre um passo à frente em cada situação.
Saber como e quem motivar é alma do negócio. O papel fundamental do Gestor é buscar a transformação de um cenário desanimador para um universo desafiador, interpretando as dificuldades e tornando o que era uma “bola de neve” em “água gelada”. Somente com esse esforço e a compreensão da importância dos talentos internos é possível superar a crise e retornar a trilha de conquistas e bons resultados.
Você sabe como avançar quando a situação é adversa?