NOTÍCIAS

Liderança proativa melhora ambientes de trabalho
12/11/2015

Há uma grande diferença entre os líderes proativos e os reativos. Enquanto os líderes reativos precisam se esforçar para concluir as metas da empresa, os proativos normalmente conquistam os mesmos objetivos com muito mais facilidade. Isso ocorre porque os reativos vão resolvendo os eventos conforme eles surgem, ao passo que os proativos tentam antecipá-los antes mesmo de qualquer problema vir a tona. Ser proativo simplifica a liderança, aumenta os índices de resultados positivos e incentiva um trabalho muito mais dinâmico.

Aqueles que possuem esta característica podem esperar que algumas situações estejam além de seu controle, mas, por terem uma visão adiante, eles estão seguros da sua capacidade para resolver problemas, assim como a da equipe. Este tipo de líder inspira os outros a darem o melhor de si, abraçar a missão da empresa e fazer o que precisa ser feito para que tudo corra bem.

Isso ocorre, pois, normalmente, tratam-se de profissionais otimistas que estão sempre envolvidos e engajados nos projetos da empresa. Líderes assim costumam já ter um plano em mente para cada circunstância e outro de back-up, caso seja necessário. Excelentes comunicadores, eles mantêm seu foco nos objetivos da empresa e sabem pedir ajuda quando necessário.

Outra característica típica que contribui na dinâmica do trabalho é a sua rapidez para lidar com mudanças e fazer as correções necessárias para alcançar o sucesso. Bons Gestores e excelentes administradores, servem de inspiração para os demais por serem compassivos, íntegros, diretos, justos e reflexíveis. E não importa o tipo de situação, eles vão sempre enxergar potencial para alcançar resultados positivos.

É fato certo que um Gestor proativo pode mudar para melhor o ambiente laboral e diminuir o nível de estresse dos seus colaboradores. Isso porque tratam-se de lideres que não esperam que os problemas se resolvam sozinhos, mas agem junto de seus colaboradores, trazendo consigo visão, comprometimento e mudança.

E você, é reativo ou proativo?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00