NOTÍCIAS

Hobby do Gestor - Panela velha é que faz comida boa
15/08/2016

A paixão por carros antigos começou cedo na vida de Eduardo Silva dos Santos, TBN que por cerca de 17 anos atuou como Gerente Geral em inúmeras agências da Caixa no Rio de Janeiro. Isso porque, quando criança ele já admirava o Fiat 147, modelo 1979, do seu tio. Alguns anos mais tarde, finalmente, Eduardo conseguiu com que o Fiat permanecesse na família, e o melhor, em sua garagem. Munido da “caranga”, Eduardo realizou diversas viagens, não apenas pelo Brasil, mas também pelo mundo. Confira um pouco mais da história desse aficionado por carros antigos e seu Fiat 147, na coluna Hobby do Gestor.

Qual é a sua relação com o Fiat 147?
Pode-se dizer que é uma relação de amor e cuidados. Com ele fiz várias viagens com a minha família quando criança, do Rio de Janeiro para Recife, pelo menos, três vezes. A última viagem que esse carro fez foi ao Paraguai, Argentina e Uruguai, uma aventura e tanto para esse pequeno, porém grande automóvel.

Você pretende montar uma coleção de carros?
Com certeza, no entanto, dependo apenas de um fator: convencer a minha esposa Glaucia de que atrás de um carro antigo existe uma grande história e quem sabe assim buscar outros modelos para iniciar uma coleção liderada pela minha amada Fiat 147.

Você participa de encontros por conta do seu hobby?
Sim. Participo de um encontro de carros antigos que acontece todo terceiro domingo de cada mês no Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão. O evento serve para que possamos reviver a nostalgia dos anos 70 e 80 e admirarmos os carros expostos.

Você acredita que colecionar modelos antigos ajuda a preservar a cultura e a história do automobilismo?
Claro! Principalmente carros que influenciaram e participaram do desenvolvimento até os dias de hoje. E a Fiat 147 é um grande exemplo disso. Muitos não reconhecem a importância do mesmo para a indústria nacional, mas ele foi o primeiro carro produzido pela FIAT e que trouxe um novo conceito de tecnologia para a época. Foi o primeiro carro de série movido a álcool no mundo em 1979.

Como é sua rotina de cuidados com seu Fiat 147?
Esse carro tem 37 anos e a tendência é de um desgaste maior e quanto mais tempo parado é pior para ele. Hoje é mais fácil encontrar mecânicos que mexem com injeção do que com carburadores. Quando preciso de uma peça de reposição recorro à internet ou até mesmo outros proprietários de veículos antigos que costumo conhecer nos encontros de antigomobilismo.

Como sua família vê seu hobby?
Eles curtem, pois sabem que o carro está comigo há muito tempo e ganhei do meu tio, o que o torna ainda mais especial.

Tem algum carro antigo que é seu sonho de consumo?
Com certeza, agora quero ter um Fusca.

Você assume ter ciúme do seu carro?
Na verdade, sou ciumento sim, cuido muito melhor do Fiat 147 do que do meu carro que uso no dia a dia.

Registre aqui sua mensagem aos associados da AGECEF RIO.
FIAT 147, um dia você vai ter um (risos).
 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00