NOTÍCIAS

Hobby do Gestor: Nessa terra de ninguém, o samba se mantém
28/06/2016

Ao terminar de ler essa edição da coluna Hobby do Gestor você desejará sair por aí sambando, tamanho amor e dedicação do Gerente de Relacionamento da Caixa, Tiago Frias, com seu cavaquinho. Desde 2009 na CEF, Tiago, de 32 anos, mantém seu relacionamento com o instrumento há muito tempo, mas foi em 2014 que os laços entre eles foram fortalecidos e ampliados. Essa foi a época na qual ele começou a se dedicar mais ao instrumento e hoje faz até parte de um grupo de samba, formado exclusivamente por amigos da Caixa.

Qual foi o seu primeiro contato com o cavaco?
Um tio da minha mãe, já falecido, tocava bandolim e cavaquinho magistralmente em rodas de Choro. Desde então, me encantei com aquele som. Certamente a trilha sonora da minha infância foi composta por choros consagrados. Minha lembrança mais antiga é de brincar nos fins de semana com meus primos em volta da roda de Choro no quintal da minha avó.

Recentemente você montou um grupo com amigos para tocar, certo?
Criamos o ‘Incorporasamba’, formado exclusivamente pelos amigos da Caixa:  Israel, Pedro Tambellini, Gabriel Furman, Waldez, Leonardo Rocha, Cesar Augusto. Nós tocamos todas as quintas-feiras no bar Sativa, em São Cristóvão, além de outros eventos pontuais.

Como foi formado o ‘Incorporasamba’?
Já éramos amigos de longa data. O grupo nasceu do desejo de ter semanalmente um encontro para fazer um samba, sem compromisso, conversar, beber cerveja e se divertir. Mas, já na segunda semana, o evento lotou e o bar nos contratou. Além disso, temos recebido diversos convites.

Tem planos de seguir com o seu grupo e fazer shows fora do Rio de Janeiro?
Somos novos e temos muito samba pela frente ainda. Em apenas três meses já estamos com propostas, convites para eventos, etc. Quanto a fazer shows fora do Rio, é uma questão delicada por ser uma atividade secundária para todos nós, já que os integrantes do grupo são funcionários da CEF.

Considera a música como um hobby?
É mais que um Hobby. Não vivo sem música, ouço todo dia, é fundamental para minha felicidade. Desde que entrei na EPM – Escola Portátil de Música, observei diversas melhoras, inclusive redução do stress, que como todos sabem, é bem alto sendo Gestor da nossa empresa.

Quais são os requisitos essenciais para tocar bem o cavaquinho?
Força de vontade, sobretudo no início. Fere os dedos, cria-se calo e depois fica mais fácil. Imagino ser fundamental ouvir as referências do instrumento. No meu caso, ouço muito: Canhoto, Luciana Rabello, Jayme Vignoli, além dos novos cavaquinistas. Tem muita gente boa para ouvir e aprender.

Registre aqui sua mensagem aos associados da AGECEF RIO.
Para galera associada da AGECEF RIO o recado não poderia ser outro. Siga o ‘Incorporasamba’ no Facebook. É só procurar “Chope da quinta com Incorporasamba”, todas as quintas no Sativa, na Rua São Cristóvão 316. Venham sambar! Chora cavaco!

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00