NOTÍCIAS

Hobby do Gestor - Baixo: paixão que equilibra
05/02/2016

Na coluna Hobby do Gestor desta edição vamos falar de um assunto contagiante: a música! Ouvir sua melodia favorita e ficar parado é quase impossível, afinal, a música envolve nossos sentidos e nos transporta para diferentes lugares. E o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, João Beto Fort Pinheiro, que está no banco há 17 anos, gosta tanto de música que toca baixo numa banda de pop rock.
 

Com tantos instrumentos à disposição por que escolheu o baixo?

Costumo dizer que eu não escolhi o baixo e sim ele que me escolheu. Isso porque, quando eu era adolescente fazia aula de violão com meu tio que tinha o intuito de montar uma banda comigo, meu irmão e primo, e ele me escolheu para tocar baixo, mas não foi adiante. Em 2012, um amigo que sabia dessa história me presenteou com um baixo e me nomeou baixista do grupo chamado Excuses For Drinkin, minha primeira banda.
 

No momento você toca em alguma banda?

Sim, estou na “Área 51”, que é um projeto novo. Por enquanto ensaiamos covers do Pearl Jam, Creed e Green Day. Ainda não definimos todo o repertório, mas vamos seguir essa linha.

Pensam em fazer trabalho autoral?

Ainda não conversamos sobre isso, mas acredito que vamos pegar esse caminho. Temos algumas cabeças criativas na banda.
 

Quais são seus gêneros musicais e bandas favoritas?

Rock! Ouço muito Pearl Jam, Paralamas do Sucesso e O Rappa, no entanto, cresci ouvindo Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Djavan, Lô Borges e Beatles, que são artistas que gosto também e acabaram se tornando influências.
 

Quais são os requisitos essenciais para ser um bom baixista?

Essencial para um bom baixista e para qualquer músico é ter ritmo e harmonia. Mas isso sem dedicação não serve de nada. Não se aprende um instrumento da noite para o dia e com o baixo não é diferente. E, por mais que você toque, sempre tem coisas a aprender. É preciso treinar. A prática ajuda a aperfeiçoar o ouvido.
 

Registre aqui sua mensagem aos associados da AGECEF RIO.

Ter um hobby é essencial para desenvolver bem o nosso trabalho. Ajuda no tão desejado equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Nunca é tarde para começar!

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00