NOTÍCIAS

Gestão participativa agrega equipe
15/07/2016

Gestão participativa, também conhecida como gestão democrática, é um estilo de liderança no qual os membros da equipe têm um papel mais participativo no processo de tomadas de decisões. Nela, todos têm a oportunidade de participar: ideias são trocadas livremente e discussões são fortemente encorajadas.

Este processo, apesar de focar na equidade do grupo e no fluxo livre de pensamentos, ainda conta com uma forte presença do Gestor, pois é ele quem irá controlar e oferecer orientação à equipe. Além disso, a participação deve ser entendida como um procedimento de organização e não apenas como uma estratégia que gera assembléias de negociação ou de decisão.

Pesquisadores de vários lugares apontam que este tipo de liderança é uma das mais eficazes, por proporcionar melhores índices de produtividade, contribuições, e ainda aumentar a moral do grupo. Como os membros do grupo se sentem mais envolvidos e comprometidos com os projetos, eles consequentemente se importam mais com os seus resultados, o que acarreta também maior produtividade.

Com toda a equipe encorajada a compartilhar suas opiniões, a gestão participativa pode induzir ideias melhores, assim como soluções mais criativas para os problemas. E você, já incorporou esta fórmula em seu plano de Gestão?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00