NOTÍCIAS

Fazendo seus colaboradores se sentirem valorizados
19/01/2016

É preciso mais do que apenas salários competitivos para provar que seus funcionários são importantes. A estratégia mais eficaz para enaltecê-los é uma mistura de recompensas e reconhecimentos tangíveis e intangíveis. Enquanto bons salários e cargos altos são agradáveis de ter, muitas vezes os empregados se sentem mais valorizados quando a empresa faz mais do que apenas oferecer um pagamento adequado.

O segredo é, então, investir em bem-estar. Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, consultoria norte-americana de recursos humanos com mais de 30 mil funcionários em 15 países, entre eles o Brasil, investir na saúde e no bem-estar do colaborador pode aumentar sua produtividade em até 50%. Por isso, é fundamental que se busque mecanismos capazes de gerar satisfação no ambiente de trabalho.

De acordo com o economista Andrew Leigh, autor do livro Ethical Leadership, ainda sem data de lançamento no Brasil, existem oito ações específicas que líderes empresariais podem tomar para demonstrar que valorizam seus funcionários. Entre esses comportamentos estão:
Atenção: demonstre interesse no que as pessoas dizem dando atenção a elas.

Ouça: arrume tempo para ouvir o que colegas e funcionários têm a dizer, para mostrar que se importa.

Linguagem positiva: encontre palavras e frases que mostre aos empregados que eles são necessários. Alguns exemplos são: "Nós não poderíamos ter feito isso sem você" ou "Isso foi muito útil."

Documente: coloque louvor, por escrito, nos feitos dos empregados que obtiveram grandes resultados. Deixe claro a sua apreciação pelo trabalho.

Histórias: compartilhe histórias que destacam as contribuições feitas à empresa e forneça a sua resposta pessoal a elas.

Convide: peça às pessoas para contatá-lo diretamente com os seus problemas e preocupações, não para ignorar os canais normais, mas para somar a eles. Então, crie sistemas para responder rapidamente e de forma positiva quando entrarem em contato com você diretamente.

É possível mostrar o seu apreço pelos esforços de seus empregados de diversas maneiras. Às vezes, os incentivos extras fazem toda a diferença na hora de manter seus funcionários felizes e satisfeitos. Ao fornecer essas regalias, toma-se um grande passo para retê-los e motivá-los.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00