NOTÍCIAS

Estimulando a criatividade no trabalho
19/01/2016

Houve uma época em que o conceito de criatividade era associado apenas a escritores, pintores, músicos e pessoas em profissões artísticas semelhantes. Mas, com a crescente necessidade de criar uma personalidade única na marca de uma empresa, o pensamento criativo fez sua transição das artes para os negócios do dia-a-dia. Além disso, criar um diferencial que se destaque em um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada também requer um alto grau de criatividade dos envolvidos.
Como resultado, hoje em dia tornou-se comum para as empresas – grandes e pequenas – a adoção de políticas que promovam a criatividade e inovação. Mas o que se entende por criatividade? E como esta pode ser aproveitada de forma eficaz?

Criatividade é o processo mental e social usado para gerar conceitos e associações que levam ao desenvolvimento de novas ideias. Através do processo criativo, funcionários devem explorar os resultados de um esforço rentável, aplicando opções alternativas para serviços e processos em uma visão consciente ou inconsciente.
É importante notar que a inovação não é um fenômeno que ocorre naturalmente. Como uma planta, ela requer os nutrientes adequados para florescer, que incluem estratégias e estruturas eficazes para promover níveis divergentes de pensamento. Por exemplo, através de uma troca aberta de ideias entre funcionários de todos os níveis, as organizações podem inspirar o seu pessoal e manter um ambiente de trabalho mais criativo.

Métodos de recompensa por meio de reforço psicológico positivo, não havendo penalidades quando se comete erros, também podem incentivar colaboradores a serem criativos. Ao fazer isso, permite-se que as pessoas se dediquem a tarefas que estendem o seu potencial, assim como o da organização. Dessa forma, incentive a equipe a contribuir com sugestões que melhorem as operações de negócios atuais.

Portanto, Gestores podem estimular o processo criativo e não a criatividade em si, uma vez que esta normalmente não ocorre exclusivamente na cabeça de um indivíduo, mas é resultado da interação em um contexto social. Dentro deste sistema, os incentivos são fundamentais – variando de recompensas tangíveis, como a compensação em dinheiro, para o intangível, como a satisfação pessoal e empreendedorismo social. E você, Gestor, como estimula a criatividade do seu quadro pessoal?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00