NOTÍCIAS

Estilos de Gestão – Qual é o seu?
02/02/2016

Existem várias formas de atuar como um líder, e este assunto sempre foi fonte de diversas pesquisas e estudos. A teoria dos estilos de liderança determina três tipos, sendo eles o autocrático, o democrático e o liberal. Há uma hora e lugar para cada um e nenhum é necessariamente certo ou errado: A forma como são utilizados é o que vai determinar o sucesso ou fracasso da Gestão. Cada perfil profissional influencia de um modo distinto o ambiente de trabalho, o comportamento dos colaboradores e até o desenvolvimento das atividades laborais. Confira uma breve definição dos estilos de Gestão e veja se você se enquadra em algum deles:

Autocrático

Neste método, apenas o líder decide e fixa as diretrizes do trabalho, sem que haja qualquer participação do grupo. É ele quem determina as providências de execução das tarefas, na medida em que estas são necessárias e de forma imprevisível para o restante do grupo. Também é o líder que determina qual tarefa cada um deverá executar e quem será o seu companheiro de trabalho. Trata-se de uma personalidade que  cumpre à risca o que foi previamente estabelecido por si mesma.

Democrático

Este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. A própria equipe que esboça as providências e técnicas necessárias para atingir o alvo, que ocorrem com o aconselhamento técnico e supervisão do superior. As tarefas ganham novos contornos com os debates, pois a sua divisão fica a critério dos colaboradores e cada membro tem liberdade de escolher seus colegas. Aqui, o líder procura ser apenas um membro normal do time. Ele é objetivo e estimula os demais com fatos, elogios ou críticas. Sendo um grande defensor do diálogo, procura sempre negociar as regras.

Liberal

O líder liberal sabe o que acontece no serviço, apesar de não estar diretamente envolvido nos projetos. Proporcionando uma maior autonomia a seus colaboradores, ele confia que estes manterão a sua palavra e monitora seus desempenhos, oferecendo um feedback irregular. Esta tática deve ser utilizada quando a equipe está trabalhando em vários locais diferentes ou precisa obter resultados rápidos a partir de um grupo altamente coeso. Trata-se de um estilo de liderança eficaz quando os empregados são qualificados, experientes e disciplinados. Caso contrário, pode levar a uma queda da produtividade.

Embora  muito presente nos debates acadêmicos e profissionais, o aspecto da gestão tem trazido interpretações diversas e uma variedade de significados importantes. Líderes bem sucedidos veem em diferentes formas e tamanhos. Não existem dois iguais e nenhum estilo de liderança é único. Todos aspiram pelos melhores resultados, mas utilizando diferentes meios. Mas e você, que tipo de líder é?

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00