NOTÍCIAS

Entrega de Resultados da Pesquisa em Parceria Com o DIEESE
18/03/2021

 

 

AGECEF-RIO ENTREGA RESULTADO DA PESQUISA À CEF

 

“Solicitamos especial atenção da Caixa no sentido de combater não apenas as graves consequências do modelo de gestão que vem sendo praticado, mas principalmente as causas de tanto adoecimento”.

 

Este foi o pedido encaminhado à CAIXA pela AGECEF-Rio no dia 03/03, na entrega dos resultados da “Pesquisa Condições de trabalho e saúde de gerentes e assistentes da CAIXA no Rio de Janeiro”, realizada pela AGECEF-Rio em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE. A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), entendendo a importância do documento, abriu espaço na mesa de negociação para que o relatório fosse oficialmente repassado aos representantes do banco.

Os dados revelados na pesquisa são impactantes. Entre eles os que indicam que quase 40% dos entrevistados apresentaram problemas psíquicos ou mentais nos últimos 5 anos e que, destes, 98% atribuíram à CAIXA a origem desses problemas. Além disso, chama atenção o elevadíssimo percentual de mais de 74% dos entrevistados lotados em agências que se sentem assediados pelo cumprimento de metas. A pesquisa foi realizada em consequência de as entidades representativas não terem acesso a dados sistematizados sobre as dificuldades enfrentadas pelos bancários e bancárias da CAIXA. O sigilo dos participantes foi preservado no relatório final.

“Dentre os objetivos estatutários da AGECEF-Rio, além da defesa da CAIXA como empresa pública e a defesa dos interesses dos gestores da CAIXA, está o oferecimento à empresa de subsídios visando aprimorar suas atividades administrativas e operacionais. Consideramos que esses dados são precisos e a partir deles a CAIXA precisa criar estratégias claras para enfrentamento dos graves problemas revelados. Se faltavam dados concretos, não faltam mais”, avalia Rogério Campanate, Presidente da AGECEF-Rio.

No ofício de encaminhamento do relatório, a AGECEF-Rio solicitou ainda acesso ao quadro de evolução dos adoecimentos ao longo dos anos, em que constem minimamente as doenças mais recorrentes e o quantitativo total de empregados adoecidos. A entidade se colocou à disposição para o diálogo na busca de soluções para os problemas apontados e pretende acompanhar os desdobramentos das medidas a serem adotadas.

 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00