NOTÍCIAS

Como a inteligência emocional atua sobre seu sucesso profissional?
26/12/2016

Competência, responsabilidade, liderança e foco são sem dúvidas características imprescindíveis para crescimento pessoal e profissional, no entanto, sem a famosa Inteligência Emocional (IE), toda dedicação a um trabalho pode ir por “água abaixo”. Isso porque, ao saber administrar as emoções, o Gestor consegue desempenhar melhor seu papel de liderança e concentrar sua energia na busca por resultados.

A inteligência emocional atua na forma como uma pessoa geri seu comportamento e administra as complexidades sociais, bem como em sua tomada de decisões. Por isso, um profissional que tem um elevado IE, tem maiores chances de crescer e desenvolver o meio no qual trabalha.

A IE segue um caminho diferente do QI (Coeficiente de Inteligência). Enquanto o segundo é medido pela quantidade de informações adquiridas pelo cérebro, o primeiro segue a linha do doutrinamento. Ou seja, quando uma pessoa treina seu cérebro pela prática repetitiva de novos comportamentos emocionalmente inteligentes, sua mente constrói o caminho necessário para se isso se torne um hábito. Desta forma, seu cérebro, fica mais potente por que administra pensamentos positivos e não apenas diferentes informações. Essa é chave para a conquista.

Mas como desenvolver a inteligência emocional? Treinando, treinando, treinando. Existem cinco competências imprescindíveis que compõe a IE, são elas: auto-percepção, que é a capacidade de conhecer a si mesmo, referente a situações da vida social, profissional e de relacionamento; autocontrole, caracterizado pela capacidade de gerir as próprias emoções; auto-motivação, ações que a pessoa cria para si na busca por alcançar seus objetivos; empatia, habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e, práticas sociais, saber lidar com equipe e harmonização no trabalho.

Disto isto, basta colocar em pratica todos os dias em sua vida profissional e pessoal, que os benefícios em breve poderão ser sentidos. Parece fácil? Mas é! Digamos que é como andar de bicicleta ou carro, é preciso praticar as competências para que elas se tornem naturais. É como foi dito anteriormente: quando uma pessoa treina seu cérebro com comportamentos positivos, ele fica doutrinado e replica com atitudes prósperas e enriquecedoras. Que tal se tornar um líder espetacular e inteligente emocionalmente? Faça o teste!
 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00