NOTÍCIAS

Coaching para o desenvolvimento da liderança
29/04/2016

Muito falado no meio corporativo, o processo conhecido como Coaching vem atraído a atenção de grande parte dos gestores mundo afora. Composto por um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que caracterizam uma metodologia específica de trabalho individual, o processo de Coaching busca, entre outros objetivos, desenvolver a capacidade do gestor liderar e alcançar resultados para organização na qual trabalha.
Tendo o entendimento da importância do desenvolvimento da liderança entre os Gestores da Caixa Econômica Federal, a AGECEF RIO realizou uma parceria com uma empresa especializada em desenvolvimento de pessoas e organizações que está colocando em prática um programa revolucionário e exclusivo aos associados, chamado de “Sustentabilidade na Liderança”. Para entender um pouco mais sobre o processo, o periódico AGECEF RIO INFORMA conversou com o coach Fabrício Rocha, que é Presidente da empresa “ID SINGULAR” e responsável pelo incremento do projeto. Confira:

O que faz um profissional de Coaching e como é desenvolvido seu trabalho?
O principal papel do profissional de Coaching é apoiar o seu cliente a conquistar objetivos definidos. O trabalho é orientado para resultados e mudanças na cadeia de pensamento do cliente.  O coach atua inicialmente por meio de um diagnóstico comportamental do seu coachee (cliente). Com este levantamento e com a definição dos objetivos, o coach apoia seu cliente na criação de estratégias para o alcance das metas.

De que forma o Coaching pode auxiliar o trabalho dos Gestores?
O Coaching tem a função de fortalecer, instrumentalizar e projetar o Gestor para que ele atue e se desenvolva a partir do que tem de melhor, sendo capaz de gerir sua equipe e os levando a fazer o que precisa ser feito para obter resultados positivos.

Como um profissional de Coaching atua no desenvolvimento de talentos e potenciais dos Gestores?
O coach promove o autoconhecimento, a autogestão e a autocrítica. Nosso foco é desenvolver mentes de mestres, ou seja, gestores que adotem o pensamento sistêmico e o raciocínio estratégico sobre si mesmo, sua equipe e o ambiente onde estão inseridos. O processo de Coaching tem ainda o intuito de desenvolver a capacidade do gestor para fazer análise comportamental da equipe, mapear o DNA de comportamento do grupo e tratar de forma singular as pessoas, mas com objetivo comum e performance sustentável.  

Os aprendizados obtidos através do trabalho de Coaching são usados apenas no âmbito profissional ou também atingem a esfera pessoal?
Nossa metodologia de Coaching compreende cada indivíduo como um ser único e indivisível. Apesar de desempenharmos papéis diferentes em várias áreas e momentos de nossa vida, um problema de ordem pessoal pode refletir no âmbito profissional. Por isso, desenvolvemos a pessoa como um todo.

Como essa parceria com a AGECEF RIO funciona e de que forma ela pode auxiliar o trabalho dos Gestores da Caixa e associados?
O programa Sustentabilidade na Liderança, desenvolvido com a AGECEF RIO abrange vários aspectos importantes para os Gestores da Caixa. Um programa revolucionário e inovador que abre portas para os associados experimentarem o que há de mais moderno no Coaching. O projeto terá dois módulos de Liderança Sustentável e Oratória, bem como, conteúdos com temas sobre: visão sistêmica, gestão de carreira, planejamento estratégico pessoal, comunicação assertiva, dentre outros assuntos fundamentais ao desenvolvimento da liderança.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00