NOTÍCIAS

Caixa Econômica é considerada “porto seguro” em tempos de crise
01/12/2015

Já no fim do ano de 2012, quando a palavra crise dificilmente era pronunciada, a agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings estabeleceu os ratings nacionais de longo e curto prazo da Caixa Econômica Federal, para “AA+(bra)” e “F1+(bra)”, respectivamente. A agência, inclusive, informou que o banco tem uma perspectiva de longo prazo estável.

Segundo a Fitch, o fato da Caixa ter o governo federal como controlador transforma a instituição em um “porto seguro” em momentos de crise, sendo lembrada como uma importante instituição e agente de políticas sociais e desenvolvimento urbano no país.

A avaliação foi feita através da “forte imagem institucional” da CEF, que é considerada a maior detentora de depósito de poupança do país e conta com uma base sólida de captação e de liquidez, além de fácil acesso a recursos estáveis e pulverizados. Isso sem contar o fato de que a Caixa vem atuando como principal agente financeiro no segmento imobiliário do Brasil e nos projetos de políticas econômicas.

Contudo, a agência ressaltou que o ponto fraco da Caixa é sua capitalização e rentabilidade, visto que a CEF ainda mantém elevação no volume de contingências em ativos como de créditos tributários, o que compromete a eficiência e a qualidade de sua base de capital e da base patrimonial livre.

Em contrapartida, a Caixa pretende continuar aproveitando as oportunidades de mercado, dando continuidade aos planos de crescimento no crédito, com forte expansão dos segmentos imobiliário e comercial, que tem com impulsionador o programa do governo “Minha Casa, Minha Vida”, além da aquisição de algumas carteiras de pequenos e médios bancos e, negócios com grandes empresas.

Os Gestores da Caixa, bem como os demais empregados – que são o maior patrimônio da empresa – têm com muito empenho e profissionalismo contribuído diretamente para tal classificação positiva da empresa. As constatações da Fitch Ratings, além de demonstrarem a credibilidade da Caixa, contribuem com a consolidação do nosso slogan, que diz: Gestor Forte, Caixa Forte!
Grande abraço.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00