NOTÍCIAS

A estratégia dos Gestores para resolver problemas
18/11/2015

Muitas vezes é inevitável que haja algum conflito a ser solucionado no ambiente corporativo. No entanto, como a capacidade de resolver problemas é uma das principais características que o bom Gestor precisa ter, essas ocasiões não devem ser vistas como caóticas, mas como uma oportunidade de demonstrar liderança, manter a sinergia entre todos os empregados e desenvolver novas estratégias. De qualquer forma, existe uma série de atitudes que podem ser tomadas para contornar as possíveis situações de crises:

Um dos primeiros passos que muitos Gestores relataram dar quando algo parecia não estar funcionando, era identificar e expor a causa do problema para então decidir, em grupo, qual a melhor ação a ser tomada. No entanto, um funcionário problemático nunca deve ser acusado na frente de todos, pois isso pode causar constrangimentos. Ainda dentro desse contexto, muitos desentendimentos ocorrem entre os próprios empregados e é o líder quem deve tomar uma atitude sobre o caso para punir os infringentes, se for necessário.

O clima organizacional, por sua vez, também depende da liderança. Afinal, todos na equipe desejam ajudar na execução de algo que leve a bons resultados, pois cada indivíduo aspira pelo seu próprio desenvolvimento como profissional, e cabe ao Gestor promover as oportunidades para este crescimento e estímulo. Isto fará com que a equipe sinta-se motivada e ainda ajuda no desenvolvimento de um clima adequado. Todos precisam de uma visão otimista e de uma causa que os leve a um futuro melhor.

Outra estratégia aplicada por muitos Gestores bem-sucedidos é estar disposto a conversar e ser solidário. É necessário muita sensibilidade para entender o problema do empregado. Além disso, é importantíssimo possuir um bom equilíbrio emocional, pois, nos momentos de dificuldade, o único que não poderá ter problemas é o líder.

Por fim, a experiência também conta como um fator essencial. Aqueles que são sábios ao manejar questões complicadas geralmente já precisaram lidar com tal situação anteriormente, e isto os proporcionaram uma base sólida para o desenvolvimento de soluções eficientes. Por meio do conhecimento, torna-se intuitivo encontrar os recursos ideais para resolver qualquer tipo de situação.

Gestores são os catalisadores de tudo o que acontece na empresa, por isso, a responsabilidade caso algo dê errado vai toda para eles. A pressão é grande, mas, para o bom líder, toda dificuldade pode ser superada com uma estratégia inteligente e o bom apoio da equipe.

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00