Trabalhar em equipe pode ser recompensador, mas muitas vezes é uma tarefa complicada, para não dizer totalmente frustrante. Quando existem falhas no engajamento, os participantes podem se sentir 'perdidos no escuro', confusos e incompreendidos. Em ordem do grupo ser bem sucedido, métodos de administração eficazes devem ser introduzidos tanto para os líderes quanto para os membros. E apesar de muitos entenderem que devem desenvolver a sua estratégia, nem sempre fica claro como.
Locais de trabalho são bem mais propensos a terem uma boa performance quando todas as partes funcionam juntas harmoniosamente. Isto ocorre por conta da sinergia, que é quando os efeitos conjuntos do trabalho em equipe são maiores do que os esforços individuais. Operando como engrenagens, o trabalho conjunto aplica as perspectivas, habilidades de cada um para solucionar problemas maiores e complexos, assim como desenvolver ideias criativas que vão muito além do escopo individual.
A difícil arte de trabalhar em equipe – como lidar?
A interação da equipe agrega valor ao serviço e gera confiança entre todos os participantes, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo. Como lidar com pessoas nem sempre é uma atitude fácil, várias atitudes devem ser tomadas, como melhorar a comunicação, ser proativo, buscar inovar sempre, respeitar a autonomia de cada um e fazer um voto de confiança na capacidade de todos. Assim, os membros do grupo se sentirão motivados e preparados para assumir desafios que ajudem a organização a crescer.