NOTÍCIAS

A difícil arte de delegar
11/08/2015

Centralização de tarefas é um dos problemas que alguns gestores podem enfrentar no dia a dia

Diante da complexidade das empresas e corporações, muitas vezes o trabalho se acumula e não há tempo para realizar todos os compromissos dentro do prazo. Desta maneira, delegar tarefas pode ser a solução para esta situação que, com o tempo, pode se tornar um real problema.

Pode parecer algo simples, mas, na prática, delegar tarefas é bem mais complicado. Isso porque, muitas vezes, gestores preferem se sobrecarregar com tarefas e compromissos para não passá-las adiante. No entanto, é pouco produtivo pensar assim, pois este é um jeito de reduzir a carga de trabalho e aumentar o tempo disponível para se dedicar às funções da gerência. A delegação permite que sua equipe use e desenvolva habilidades e conhecimentos até seu pleno potencial. Sem ela, se desperdiça recursos humanos.

Delegar também não é simplesmente pedir para que outra pessoa faça o que você não pode fazer. Trata-se de um processo complexo, que deve ser planejado e monitorado. É preciso também dar um voto de confiança quando se indica algum colaborador para completar algo. Mas nem tudo precisa ser um tiro no escuro. Há diversas etapas e procedimentos que podem e devem ser tomados na hora de encarregar alguma tarefa para outro:

Treinamento - Há diversos cursos de especialização ou aperfeiçoamento que podem ser feitos para que eles tenham o conhecimento necessário para auxiliá-lo em determinada atividade. Esteja ciente de que erros poderão ser cometidos devido a inexperiência.

Planeje - Distribua as tarefas organizadamente e mantenha uma agenda. Um dos principais temores sobre delegação é o de que, ao dar autoridade a outros, o gestor perderá o controle. Este não será o caso se você treinar sua equipe a aplicar os mesmos critérios que você aplicaria em determinadas situações, por meio de exemplos e explicações completas.

Supervisione - Delegar é um trabalho de risco que requer paciência e incentivo. Quando escolher a pessoa adequada, oriente-a com o que deve ser feito. Faça em etapas: comece passando tarefas simples e avance para as mais complicadas.

Dê autonomia - É fundamental dar autoridade aos outros. Às vezes, as tarefas delegadas não se tratam apenas de seguir alguma instrução, e é necessário que seu subordinado tome decisões sem vir lhe consultar o tempo inteiro. Ao passar autonomia, estará demonstrando confiança em seu potencial, aumentando a iniciativa e desenvolvendo a criatividade.

Motive-os - Seja positivo ao avaliar e os incentive a dar ideias, tanto nos processos quanto na organização do trabalho. Estimular seus colaboradores a darem o melhor de si os fará ter sentimentos de auto-realização.

Delegar não é abandonar o seu trabalho, mas confiá-lo a outros colaboradores a fim de aumentar a produtibilidade da empresa. Pode se tratar de um risco, mas com determinação e uma postura correta, gerentes e subordinados só têm a ganhar.
 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00