NOTÍCIAS

55º ENAGECEF, a evolução do movimento associativo
16/09/2014

O seminário desse final de semana, (12 e 13 de Setembro) foi um dos encontros mais importantes já realizados pela FENAG. Uma evolução do próprio movimento associativo juntamente com um planejamento estratégico que influenciará a maneira e a condição da base como um todo.

O momento atual exige de todos os movimentos associativos um repensar, uma forma nova de agir, ou seja, se reinventar e nesse contexto o evento da FENAG, que está elaborando o seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos, trará sustentabilidade as ações do movimento gerencial. Este é um momento muito importante, pois, ele vai garantir o futuro da FENAG. Adelci da Silva da AGECEF/TO e Vice Presidente da Região Norte pela FENAG, diz-se muito satisfeito com a participação e comprometimento de todos os colegas envolvidos no processo, entendendo que, com os trabalhos realizados neste encontro, serão colhidos ótimos frutos no futuro.
 
Segundo Fabiano Fernandes, Diretor Financeiro da AGECEF do Triângulo Mineiro, o evento o surpreendeu, pois quando foi convidado a participar do 55º ENAGECEF, imaginou que seriam apenas reivindicações de alguns direitos dos gestores. O curso mostrou um caminho para ser trabalhado, bem como a elaboração do Planejamento Estratégico em sua AGECEF em Minas Gerais. Comentando ainda que, o evento superou as expectativas.
 
José Tanaka da AGECEF/PR e Conselheiro Fiscal da FENAG ressalta que, o curso foi o melhor que aconteceu até os dias de hoje na FENAG, com a escolha de um profissional competentíssimo que agradou a todos os participantes presentes, o colega Lúcio Flávio Mourão da AGECEF/MS e representante da FENAG no Comitê de Assessoramento Técnico de Investimentos da FUNCEF, instrutor da Caixa de alto gabarito além de profissional respeitado no mercado, o qual conduziu todo o trabalho referente ao Planejamento Estratégico.
 
Esse planejamento veio em um momento muito oportuno e que, com a proposta da ampliação do número de associados nas AGECEF, trará grandes motivos para que e os mesmos sintam-se partes contempladas.
 
Este encontro foi muito rico, com o propósito cumprido por gestores comprometidos no movimento. Agora com a missão, valores e visão da FENAG estruturada, o grande objetivo está sendo atendido, de acordo com Marilde Zarpellon da AGECEF/SC e Vice Presidente da Região Sul da FENAG, a qual me senti valorizada e contemplada por está participando deste momento!
 
Todos que estiveram presente nesse evento, aprenderam a fazer um planejamento estratégico extremamente estruturado, que possa ser levado para as demais AGECEF, mesmo com as realidades bem diferentes de estado para estado. Tudo que foi vivenciado e praticado no encontro poderá ser aplicado nas AGECEF e com seus associados.
 
Um aspecto que precisa ser ressaltado na condução do trabalho feito pelo profissional e colega Lúcio Flávio, é o grande envolvimento e comprometimento dentre os colegas que estavam ali presentes, isso faz acreditar que as efetivas definições, e nas decisões que foram dadas ao final desse trabalho, serão efetivamente colocadas em prática e, consequentemente implementadas, com o acompanhamento da FENAG no que se refere ao sucesso ou dificuldade que possam existir ao colocarem em prática. 
 
Esse é um passo muito importante que o movimento gerencial, estabelecendo um norte a ser atingido. O presidente da FENAG Nilson de Moura afirmou que, “precisamos agora ter foco, disciplina e comprometimento, de um para com o outro, e de todos juntos, para que essas ações sejam implementadas, e o resultado esperado é o reconhecimento de nossa Federação".
 
Abaixo, um resumo dos trabalhos realizados no encontro, os quais serão os desafios de cada um dos gestores ali presentes, e de todas as bases por eles representadas, pois a FENAG é a soma de todas as AGECEF:
 
 
Missão, Valores, Visão e os desafios estratégicos:
Missão: Representar os gestores perante a CAIXA e a sociedade, defendendo seus interesses e promovendo ações de melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida, contribuindo para o fortalecimento da empresa.
 
 
Valores
  - Comprometimento
  - Transparência
  - Respeito
  - Honestidade
  - Sustentabilidade
  - Responsabilidade
 
Visão: Ser reconhecida e respeitada como entidade representativa dos gestores, perante a CAIXA e a sociedade.
 
Desafios Estratégicos
ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:
1 - Ampliar o quadro de associados
2 - Dar sustentabilidade aos projetos propostos pelas demais diretorias
3 - Desenvolver ferramentas para dar transparência à gestão financeira
 
COMERCIAL:
1 - Garantir a sustentabilidade financeira com diversificação das fontes de receita
2 - Firmar parcerias que sejam percebidas como relevantes pelo associado
 
COMUNICAÇÃO, EVENTOS E MARKETING:
1 - Otimizar a comunicação fazendo com que as informações sobre as ações, realizações, conquistas e projetos da FENAG cheguem tempestivamente aos gestores, a caixa e a sociedade
2 - Fortalecer a marca FENAG como entidade representativa
 
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:
1 - Capacitar gestores para que atendam as exigências da caixa e do mercado
 
INSTITUCIONAL:
1 - Conquistar o reconhecimento da caixa e da sociedade quanto à importância da FENAG
 
RELAÇÕES TRABALHISTAS E QUALIDADE DE VIDA
1 - Abrir canal permanente de negociação com a empresa
2 - Ampliar a participação dos gestores nas negociações trabalhistas
3 - Promover a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos gestores da caixa.
 
Fonte: http://www.fenag.org.br/destaques/804-55-enagecef-a-evolucao-do-movimento-associativo 

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00