ARTIGOS

O Empreendedor
30/11/-0001

Conditio sine qua nom…
 
Por Adriano Cirilo
 
O Empreendedor tem por natureza condições que o tiram do lugar comum, que o incomodam… Ele é, antes de tudo, um sonhador, um otimista e um curioso nato. É a figura que se não se contenta com a mesmice e é capaz de enxergar oportunidade no que faz ou no que está a sua volta e isso tudo com um olhar super positivo, pois crê que tudo sempre vai dar certo (e realmente pode dar!!!). Porém, não basta ficar cercado do que faz e do que conhece. Tem que buscar informação, conhecimento e auxílio. Assim como, para quem tem esse perfil, ficar parado, vendo o tempo passar e não operacionalizar as suas idéias, joga contra si mesmo, pois está sempre com aquela sensação incômoda de “quem sabe um dia”, vendo uma ação ou desejo latente ser postergado ou ignorado. Conter a vontade de agir é minguar de dentro para fora… por isso, reaja! E o faça de uma maneira contagiantemente positiva e de forma consciente e sólida, vislumbrando o que pretende alcançar e comprometendo-se, principalmente, consigo mesmo.
 
É claro que existem alguns degraus e um ou outro percalço, pois não basta conhecer profundamente o que faz ou produz. Tem que CONHECER o mercado, o que está sua volta, o que a concorrência oferece e o que a legislação define. Tem que PLANEJAR o que vai fazer e como vai fazer, olhar para os imprevistos e contar com eles, levando em consideração seus recursos financeiros e físicos (o que tenho, durante quanto tempo terei e o que precisarei ter?), as pessoas que farão parte disso (não existe equipe de um homem só, então com quem você vai contar?), os seus futuros clientes (quem são e aonde estão?) e a busca de aprendizado constante. TRANSFORMAR o problema em oportunidade de melhorar e surpreender, colocando em prática e transformando o desejo em algo real buscando IMPLEMENTAR as ações estudadas e planejadas. Essas ações podem até parecer difíceis, mas não são. Demandam apenas de busca! Isso mesmo… BUSCA. Uma ação parecida com a que fazemos em sites de pesquisa… procurar informação, porém sólida e consistente, trazendo conhecimento para a sua “causa”.
 
Bem, o que é difícil então? Difícil é tornar tangível o que está no seu desejo, no inconsciente. E para isso, além de buscar, conte, procure e se cerque de pessoas que conheçam as etapas que você irá passar, que possam te orientar e mostrar o caminho das pedras ou possíveis obstáculos que terá a sua frente, quais terão que pular e com os quais terá que conviver. Você ganhará tempo e economizará dinheiro…
 
Mas sabe o que ninguém comenta? O que não pode faltar em hipótese alguma? A real “conditio sine qua nom”… se divertir fazendo o que gosta! Descobrir que a oportunidade de empreender e sair da zona de conforto te dá um prazer relacionado à realização de fazer parte do seleto grupo que é feliz fazendo o que lhe dá prazer!
 
Ser feliz. Porque sem isso, nada feito.
 
 
Adriano Cirilo é Diretor de Planejamento Estratégico e Criativo da Megalógica Projetos (cirilo@megalogica.com.br)

Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal RJ

End. Av. Rio Branco, 156 - Sl.2102 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003

adm@agecefrio.com.br

Tel.:(21)2262-7132

Cel.:(21)96701-8504


Horário de funcionamento:

Segunda-feira à sexta-feira de 09h00 as 18h00